Fonte da Introdução:
A Última Ceia (Leonardo da Vinci)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
![]() |
A Última Ceia |
Leonardo da Vinci, 1495-1497 |
Mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de preparação de gesso aplicadas sobre reboco(estuque) |
460 × 880 cm |
Refeitório de Santa Maria delle Grazie (Milão) |
A Última Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.
Histórico
O trabalho se encontra no convento de Santa Maria delle Grazie em Milão que o Duque mandou construir para, entre outras coisas, servir de lugar para sepultar seus familiares. O tema era uma tradição para refeitórios, mas a interpretação de Leonardo deu um maior realismo e profundidade ao lugar.
Leonardo da Vinci passou três anos dando atenção integral a esta pintura o que era fato raro para um pintor versátil e do seu quilate.
A pintura sofreu agressões ao longo do tempo desde a abertura de uma porta pelos padres até ao bombardeio aéreo na Segunda Guerra Mundial.
Técnica
Parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido incluindo também um veículo de óleo ou verniz. Da Vinci testou uma nova técnica à solução das tintas com predominância da têmpera, não sendo muito feliz.
[editar]Descrição da Pintura
Quando o Leonardo escolhe essa pintura, que está baseada em João 13:21, no qual Jesus anuncia aos doze apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Essa pintura, na história evangélica, é considerada a mais dramática de todas.
Ao centro, o Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos em um ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato.
[editar]Personagens
Os apóstolos se agrupam em quatro grupos de três, deixando Cristo relativamente isolado ao centro. Da esquerda para a direita (do ponto de vista de quem está diante da pintura), segundo as cabeças, estão no primeiro grupo: Bartolomeu, Tiago Menor e André; no segundo grupo Judas Iscariotes (cabelo branco inclinado contra o suposto João), Simão Pedro e João, este o único imberbe do grupo; Cristo ao centro; Tomé, Tiago Maior e Filipe (este também imberbe) e no quarto grupo estão Mateus (aparentemente com barba rala),Judas Jésus e Simão Cananeu também chamado de Simão, o Zelote, por último. Estas identificações provêm de um manuscrito autógrafo de Leonardo encontrado no século XIX
Cogita-se que o rosto de Judas representado na pintura retrataria Girolamo Savonarola, padre Dominicano que governou Florença e que foi executado por ordem do Papa Alexandre VI em 1498..
[editar]Desenhos preparatórios
[editar]Outras Últimas Ceias da época
É possível fazer a comparação da versão de Leonardo com outras renascentistas imediatamente anteriores, para observar as inovações que Leonardo introduz no tema. Em ambas se verifica a postura tradicional de Judas Iscariotes de costas e separado do resto.
Nos desenhos preparatórios Leonardo copiou inclusive a posição de um dos apóstolos debruçado sobre a mesa, possivelmente triste ou abatido ou, na descrição da cena nos Evangelhos, recostado sobre o colo ou ombro de Cristo que segundo exegetas seria João e que foi também o primeiro a saber da futura traição de Judas.
A Santa Ceia e os signos
Leonardo da Vinci foi um cultivador da Astrologia, e nesta pintura ele faz uma homenagem generosa aos signos (foi uma das pinturas que lhe tomou mais tempo). Associou um apóstolo a cada signo, caraterizado-os com seus atributos e características.
Jesus sentado no centro, com semblante sereno, iluminado, de braços abertos, palmas da mão acolhedoras, representa o centro do zodíaco e de tudo o que existe.
Os apostoles estão agrupados em 4 grupos de 3, seguindo a sucessão das Estações.
Os apostoles estão agrupados em 4 grupos de 3, seguindo a sucessão das Estações.
Da direita para a esquerda (seguindo a ordem das constelações vistas desde o norte olhando na direção sul):
O apóstolo Simão (o Zelote)
|
Áries
|
Judas Tadeu
|
Touro
|
Mateus
|
Gêmeos
|
Filipe
|
Caranguejo
|
Tiago (o Maior)
|
Leão
|
Tomé
|
Virgem
|
João
|
Libra
|
Judas
|
Escorpião
|
Pedro
|
Sagitário
|
André
|
Capricórnio
|
Tiago (o Menor),
|
Aquário
|
Bartolomeu
|
Peixes
|
Apóstolo
|
Signo
|
Interpretação da Sagrada Cena penso de uma amiga astróloga que esqueci o nome. Tentei encontrar o texto na internet e não consegui. Logo saberemos o nome dela.
"Leonardo esquematizou a disposição dos apóstolos de acordo com a posição astronômica, da direita para a esquerda de quem vê o quadro.
Simão - Áries
- Simão está posicionado na cabeceira da mesa pronto para sair a qualquer momento.
- Áries é um Signo de fogo. cardinal, inspira ação, iniciativa. Simão indica com as mãos a direção a tomar. As mãos desembaraçadas também apontam a disponibilidade de Áries para agir, tomar atitude e sua pro.
- Áries rege a cabeça na anatomia astrológica, e a testa de Simão é especialmente realçada na pintura. Sua prontidão ariana também é apontada pelas mãos desembaraçadas, para agirem conforme a vontade e coragem cardeal de Áries.
- a sua capa é vermelha, a cor de Áries
- Simão como bom ariano, está chamando a atenção de Tadeu e Mateus, mostrando sua liderança ainda na presença do Mestre Jesus
Judas Tadeu - Touro
- Judas Tadeu como bom taurino está com o semblante sereno, mas atento e receptivo a um entendimento da sutileza da situação.
- o pescoço que é o lado do corpo correspondente ao signo de Touro está esticado e ressaltado na direção de Áries.
- a sua mão esquerda esta apoiada na mesa, buscando apoio, segurança, e a mão direita está voltada para o céu, receptiva as virtudes.
- está vestido de marrão que é a cor do signo de Touro
Mateus - Gêmeos
- Mateus associado a Gêmeos está com o rostro virado para Simão e Tadeu, no entanto suas mãos estão voltadas na outra direção como mostrando sua dupla atenção
- Mateus aparenta estar argumentando, e usa seus braços para apoiar sua fala. A argumentação é atributo de Gêmeos. Observe também que é o unico apostolo que mostra claramente seus braços.
- é o apostolo que aparenta ser mais jovem, jovial, alto astral
- Mateus era repórter e historiador da vida de Jesus, e Gêmeos rege a casa III, setor de comunicação e conhecimento
- está vestido da cor azul que corresponde a Gêmeos
Filipe - Caranguejo
- Filipe em pé (signo cardinal) se mostra e expressa o que sente
- com as mãos indicando o coração, aparenta pedir a Jesus proteção para suas emoções, sua gente
- seu corpo é aredondado, acolhedor, feminino
- o seu jeito tudo pode expressar no contexto da cena a importancia do mundo interior e das emoções
Tiago Menor - Leão
- Tiago, o associado ao signo de Leão, é o único que com sua postura chama a atenção geral para si. A sua postura é semelhante a de Jesus, só que enquanto Jesus esta relaxado, a vontade, receptivo, Tiago está numa atitude de afirmação, irradia força, poder, amor, autoconfiança, segurança
- o centro aparenta ser o coração (Leão rege o coração e o chacra cardíaco), ele se impõe nesse gesto confiante, centralizando atenções
- observe também a forma destacada que foi desenhado seu peito, amplo, generoso (o peito corresponde ao signo de Leão)
- observe também a beleza com que foi desenhado seu rosto, a perfeição de seu penteado igual ao de Jesus
- em geral é o que está numa postura mais centrada, elegante, e central, chamando a cena para si, e apartando os outros apostoles, garantindo sua aproximação a Jesus, o virginiano, Tome, humildemente lhe concede seu espaço
Tome - Virgem
- humilde Tome cede seu espaço a Tiago
- é o único apostolo que esconde seu corpo, virgem
- de seu corpo só da para ver sua mão apontando seu dedo em riste, lembrando aquilo que é fundamental. Virgem sempre faz questão de trazer os números, e assinalar os detalhes
- o dedo indicador é o dedo de Júpiter, aquele que determina o que é certo ou errado
- foi Tomé quem quis o ver para crer
João - Libra
- a direita de Jesus, está seu apostolo amado, João.
- com suas mãos perto de Jesus, sua cabeça descansa carinhosamente na direção de Pedro, mostrando o quanto o libriano é receptivo ao outro
- João é também o apostolo mais feminino, suas roupas tem tons pasteis leves e harmônicos
- não tem barba, seu cabelo esta bem arrumado e em harmonia com seu rosto
Judas Iscariotes - Escorpião
- Ao lado do belo, amoroso e acolhedor João, está Judas Iscariotes, associado a Escorpião.
- numa das mãos ele segura um saco de dinheiro, pois era o organizador das finanças da comunidade dos apóstolos
- com a outra mão ele se apoia na mesa.
- é interessante observar que nas costas de Judas tem uma mão com uma faca que não pertence a ninguém. O que o Leonardo da Vinci terá querido expressar com esta mão?
- o semblante de seu rostro é sério, obscuro, centrado, atento
Pedro - Sagitário
- Sagitário é associado a Pedro, o Pescador de Almas. Foi ele quem criou o dogma e instituiu a lei da Igreja
- seu dedo aponta para Jesus. Sagitário é quem indica o caminho.
- seu rostro é determinado, seu olhar firme, seus cabelos e barbas brancas indicam sua sabedoria
- vai por cima de Judas para afirmar o que quer assinalar: o caminho
- alguns opinam que a mão com a faca nas costas de Judas é a sua mão esquerda, mostrando seu lado guerreiro e decidido
Andre - Capricórnio
- Ao lado de Pedro está André, que é associado a Capricórnio
- com as mãos claramente chama a todos a terem cuidado, prudencia, calma. Conhecedor das responsabilidades, com seu gesto restritivo impõe limites
- seu semblante é sóbrio, seu rosto magro e ossos salientes revelam o biotipo capricorniano
- seus cabelos e barbas brancas mostram sua experiencia e sabedoria
- sua capa é da cor preta que corresponde ao signo de capricórnio
Tiago Maior - Aquário
- Tiago Maior é associado ao signo de Aquário
- com seu braço esquerdo por cima dos ombros de André se mostra seu lado amigo
- seu rostro está atento ao todo, no entanto está focado também em Jesus
- aparenta explicar ou informar algo para André, ao mesmo tempo que fica ligado em toda a cena
- sua aparência física é discreta, seus cabelos e barba são um pouco descuidadas
- sua roupa é simples e prática
Bartolomeu - Peixes
- o último da mesa (a ponta esquerda) é Bartolomeu, associado ao signo de Peixes
- observe que é o único que está com os pés descalços e desenhados com detalhes. Os pés é o lugar do corpo que corresponde a Peixes
- ele está na ponta dos pés e inclinado para frente, parecendo que está por levitar,
- com as mãos apoiadas na mesa, seu corpo está inclinado para a frente mostrando sua atenção e devoção à cena. Com um semblante tranquilo e seu olhar atento ao todo exala acolhimento
- esta vestido de com azul escuro associado ao signo de Peixes.
A Santa ceia
Ricardo Lindemann
Astrologia é uma palavra de origem grega, que significa, literalmente, o “estudo (ou Ciência, dependendo como traduzimos o termo gregologos dos astros” astron, mas originalmente se refere à influência dos astros sobre nós, seres humanos, ou sobre os seres vivos de um modo geral, diferentemente da Astronomia que, como a palavra sugere, nómos em grego quer dizer lei, a Astronomia é, literalmente a lei dos astros, referindo-se à lei de movimento que os astros descrevem no céu.
A palavra astro é um termo comum que abrange todos os corpos celestes naturais, com ou sem luz própria (estrelas, planetas, satélites, asteróides, cometas, etc.) Emma Costet de Mascheville, minha professora, ou Dona Emy, como carinhosamente a chamávamos, costumava comparar a Astronomia como a anatomia do céu, e a Astrologia como a fisiologia do céu. A Astrologia, segundo ela dizia, abrange um sentido da vida que é influenciada através destas energias que os astros irradiam, ou de alguma forma nos influenciam através do seu movimento, enquanto que o mero posicionamento dos astros e suas leis de movimento vêm a ser, originalmente, o estudo da Astronomia.
Posteriormente, porém, definiu-se a Astrologia como o estudo da relação entre os fenômenos terrestres e os celestes, incluindo todos os seres nesta Terra, quer essa relação possa ser por influência direta, por sincronicidade ou de qualquer outro tipo. A Astronomia também ampliou, posteriormente, sua esfera de atuação, tornando-se a Ciência que estuda as posições relativas, os movimentos, a estrutura e a evolução dos astros.
Outra palavra cujo uso se descaracterizou, em alguma medida, é a palavra Horóscopo. A palavra Horóscopo, derivada da gregaHoroskopeo, sendo que o verbo grego skopein significa observar, examinar. Portanto, Horóscopo ou horoscópio significa, literalmente, observação da hora, assim como microscópio é a observação do pequeno, telescópio é a observação do distante, periscópio é a observação do que está em torno, e assim por diante.
Horoscópio, portanto, a observação da hora como uma espécie de fotografia do céu, mas devido ao mau uso e desgaste da palavra, hoje nós usamos mais o termo Carta Astral Natal ou simplesmente Mapa Astral, para designar aquela fotografia, por assim dizer, da posição dos astros no céu no horário de nascimento do indivíduo em relação às linhas de latitude e longitude do lugar onde ele nasceu da Terra.
Este contexto é importante porque em torno de 1930, com a queda da bolsa em Nova Iorque, criou-se, a título apenas de diversão, uma coluna de jornal que tradicionalmente passou a se chamar Horóscopo, mas que na verdade não levava em consideração o horário de nascimento das pessoas. Por conseguinte, deveríamos chamá-la de “Mesóscopo”, como sugeria Dona Emy, pois só leva em consideração o mês de nascimento. Outra alternativa seria chamá-la de “Heliologia”, pois só leva em consideração o signo do sol Helios,que é o signo do mês em que a pessoa nasceu; para diferenciá-la da verdadeira Astrologia, que seria o estudo dos diversos astros ou a observação da hora do nascimento do indivíduo, o verdadeiro Horóscopo, o Mapa Astral, a “fotografia” com a posição dos diversos astros naquele momento.
As pessoas às vezes têm uma noção muito errônea de Astrologia porque vêem, por exemplo, numa dessas colunas de jornal sobre o signo de Áries: “Hoje o signo de Áries ganhará na loteria”. 1/12 dos brasileiros deveriam ganhar na loteria ao mesmo tempo, portanto o prêmio seria irrisório. Verificamos, assim, que não é possível dividir a humanidade apenas em 12 destinos, isso surge apenas de uma má compreensão da Astrologia gerada por essas colunas populares de jornal.
A Astrologia serve primariamente para interpretar num nível individual o Mapa Astral da pessoa, e coletivamente ela pode dar noções gerais das tendências de um país, ou até da humanidade ao longo de uma Era, que é um período de 2.150 anos, como, por exemplo, na Era de Aquário na qual estaríamos ingressando.
Talvez a forma mais simples de nós nos aproximarmos desse conceito seja exemplificando, como Dona Emy gostava de fazer, a partir de uma grande obra de Astrologia chamada a Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Nós temos aqui um símbolo dos doze signos e no centro a figura do Cristo. Então, cada um dos doze Apóstolos corresponderia a um signo, mas o Cristo não deve ser visto como o décimo terceiro signo, não é este o caso, senão que, um dos pontos importantes para nós é compreender que o Cristo representa o ponto de fuga de todas as linhas de perspectiva do mural, que vão justamente convergir na cabeça do Cristo, simbolizando, portanto, que de alguma maneira ele representa o Centro de todo o Zodíaco, ou seja, o ponto mais sagrado do mural, o ponto em torno do qual tudo o mais gira. Se nós observarmos, assim, a posição do Cristo é totalmente central e nele nós poderíamos pretender caracterizar os três pontos das aberturas iluminadas ao fundo, ou melhor dizendo, talvez três portas, porque nós podemos ver que o mural original está caracterizando aberturas ou portas iluminadas ao fundo em contraposição às janelas opacas laterais. Então, essas três aberturas ou portas ao fundo são aquelas pelas quais passa a luz do Sol.
O Cristo está exatamente no meio, na posição Equinocial. Portanto, ele representa a posição de equilíbrio. Temos aqui as quatro estações simbolizadas, da direita para a esquerda: a primavera, o verão, depois Cristo, no Centro, que representa a posição do Equinócio Outonal e por fim o outono e o inverno.
Então, são quatro grupos de três Apóstolos simbolizando os quatro grupos de três signos que caracterizam o Zodíaco Tropical, as quatro estações do ano, cada uma durando três meses. Esta consideração geral passa a se tornar cada vez mais interessante quando nós observamos as mãos de Jesus Cristo no mural: com a mão esquerda ele dá, com a mão direita ele recolhe. Então, nós vamos verificar que na verdade, das estações do ano, na primavera e no verão o Sol se doa em luz e calor e no outono e no inverno, de alguma forma, proporcionalmente, a luminosidade do Sol se recolhe. Assim temos esse gesto das mãos a simbolizar uma posição de imparcialidade da Divindade perante a Natureza que doa de um lado e recolhe aquilo que ela mesma doou do outro, simbolizando que a Divindade se manifesta de forma equilibrada, imparcial, como se fosse uma contabilidade cósmica, por assim dizer, que precisaria fechar em zero. Portanto, quando a Divindade cria o “mais um”, tem que criar o “menos um”, quando a Divindade cria o “mais dois”, tem que criar igualmente o “menos dois”, e assim por diante. Tal é o caso, usando uma linguagem mais científica e atual, da teoria de conservação da energia, de modo que a integral ou soma final seja zero, sem deixar resíduo.
Tal símbolo, portanto, é muito importante, pois nenhum signo é melhor do que o outro, todos os signos são assim, complementares. Esse é o ponto básico da teoria de Emma Costet de Mascheville, nossa professora, em seu livro Luz e Sombra, cuja leitura nós recomendamos. Neste sentido, foi ela quem descobriu essa correlação da Astrologia com a Última Ceia de Leonardo da Vinci, ou seja, dos doze signos com os doze apóstolos.
Obs: Esta redescoberta da relação astrológica com a Última Ceia de Leonardo da Vinci foi feita pelo astrólogo de origem russa chamado Nicola Sementovsky Kurillo.
(César Augusto – Astrólogo)
A Ceia Secreta
Outro ponto que gostaríamos de salientar é que a sombra não existe por si mesma senão como ausência de luz; diz até a Escritura que na presença da luz as trevas em luz se transformam. Da mesma forma é um princípio importante para nós, numa análise teosófica da Astrologia, sustentar que o mal não existe por si mesmo senão como o bem adormecido que não teve ainda oportunidade de despertar ou de desenvolver-se. Acrescentaríamos ainda o conceito de que o vício não existe por si mesmo senão como uma virtude em evolução, em desenvolvimento, uma virtude que ainda não teve o tempo de desabrochar, que não teve oportunidade de manifestar sua potencialidade evolutiva; todo ódio é assim apenas um amor não resolvido. A idéia de que o vício é uma virtude em formação dá um colorido completamente diferente à idéia de qualidade e defeito, como dizia um amigo meu; “Defeito quem tem é máquina”.
Então nós estamos aqui pretendendo demonstrar a vocês, que de certa maneira os doze signos representam correlações de polaridades opostas, e existe toda uma simbologia astrológica que Carl Gustav Jung valorizava, ao afirmar: “A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, porque a Astrologia representa a soma de todo o conhecimento psicológico da antigüidade.’” E nesses arquétipos, nesses símbolos que os signos estão a representar nós vamos ter as polaridades da mente humana.
Talvez, quem sabe a melhor forma de nós desenvolvermos o assunto seja dando o exemplo do Eixo primeiro do Zodíaco Tropical que é chamado Áries – Libra. Então veremos que neste mural Simão está representando o signo de Áries, enquanto João representa o signo de Libra. Nesse sentido, pergunto, o que é melhor ao andar de bicicleta: Cair para o lado esquerdo ou cair para o lado direito? Suponho que o melhor seja não cair. Quando nós temos duas polaridades opostas a verdade não está apenas numa delas, as duas são complementares, talvez nós tenhamos a metade da verdade em cada lado.
É um princípio fundamental da filosofia hermética do antigo Egito, oriunda de Hermes Trismegisto, também chamado pelos Egípcios de Toth, o princípio ou grande axioma de “Como em cima; assim embaixo”. Ele foi extraído da Tábua de Esmeralda de Hermes Trismegisto e é talvez o princípio básico de toda a Astrologia, é chamado genericamente de Lei da Correspondência ou Princípio da Correspondência. E o que ele pretende corresponder? Justamente que há uma relação entre o Homem Celeste e o Homem Terrestre.

Nenhum comentário:
Postar um comentário